'IMORTALIZAR MOMENTOS EM VIAGEM!'

by - fevereiro 18, 2019


Sou uma amante de fotografia assumida e, como tal, a máquina fotográfica viaja sempre comigo! Arrisco-me mesmo a afirmar que a fotografia tem presença fulcral e obrigatória nas minhas viagens, seja fotografando pessoas, lugares, costumes ou, até mesmo, aquela refeição típica com aspecto divinal.

Fotografar, para mim, é uma arte de coleccionar memórias! O meu objectivo é imortalizar um momento para, mais tarde, recordar! Sendo assim, deixo-vos 5 dicas úteis de fotografia em viagem...

1. ESTUDEM, TESTEM E CONHEÇAM O VOSSO EQUIPAMENTO: é muito importante conhecer a câmera que têm na mão e as suas funcionalidades! Só dessa forma vão conseguir captar os momentos na altura certa. O mais importante: alterar do modo manual para o automático, focar em modo manual, velocidade de obturação, tempo de exposição, abertura de lente e ISO. Assegurem, sempre, um ou mais cartões de memória, para poderem fotografar à vontade. Levem todo o equipamento necessário - carregador, bateria(s), lentes, filtros, tripé... E não se esqueçam, utilizem sempre a vossa criatividade!

Para quem não tem muita prática, deixo uma regra simples de fotografia: a regra dos terços. Quando o fotógrafo olha pelo visor para o cenário que quer fotografar, divide-o, mentalmente, em três terços verticais e horizontais, obtendo um total de nove quadrados. As quatro esquinas do quadrado central revelam quatro pontos de interesse da imagem, ou seja, será nestas zonas que deve posicionar os elementos mais atraentes a fotografar.

2. ANALISEM O DESTINO: temperatura, condições naturais, culturas e tradições do destino escolhido, pontos turísticos e outros pontos de interesse (e horas com maior abundância de pessoas). Quanto melhor conhecer-mos o destino, com maior naturalidade encontraremos o que fotografar e a altura ideal para o fazer!

3. ANDEM BASTANTE A PÉ: é a melhor forma de conhecerem e explorarem um local! Viajar não se trata apenas de monumentos e paisagens. Viajar é muito mais do que isso! São as pessoas, os hábitos do local, as ruas, as rotinas...

4. MOVIMENTEM-SE: procurem o melhor ângulo, percebam onde a luz é melhor, brinquem com os pontos de vista...

5. Quem viaja sozinho/a vai ficar um profissional na arte de tirar selfies (true story!). E confessemos, não é nada agradável carregar o tripé para todo o lado (apesar de, muitas vezes, ser necessário). Por isso mesmo, peçam também aos locais e/ou a outros turistas para vos fotografarem! Não custa nada e, acreditem, ninguém vos vai levar a mal!


EXTRA:
Quem viaja apenas com o telemóvel e não com máquina fotográfica, pratiquem bastante antes da viagem! Estudem as funcionalidades da câmera do vosso telefone, testem a fotografia de diferentes ângulos e com diversas condições de luz. E, muito importante, mantenham a câmera do telefone limpa!

A realidade é apenas esta: não importa se apenas têm a câmera do telemóvel ou se levam uma máquina fotográfica. O importante mesmo é APROVEITAR A VIAGEM e divertirem-se! E há momentos numa viagem em que é tão importante deixar a máquina fotográfica arrumada e apenas desfrutar...

Boas viagens!

Artigos Relacionados

5 COMENTÁRIOS

  1. Não tenhas dúvidas de que o mais importante é mesmo disfrutar. Acredita eu sou a maior fã das tuas fotos, viagens e de todo o conteúdo que tu agregas. És linda e algumas das tuas dicas vou colocar em prática.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito deste post. Eu cada vez fotografo mais. Até por causa do blog, dou por mim a escolher o melhor ângulo para depois tentar passar a ideia do local. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Dicas incríveis mesmo minha querida! E eu adoro as tuas fotos!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  4. Viajar e conhecer novos lugares é tão bom! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Este artigo está uma delícia!
    Parabéns.

    Muitos beijinhos
    MUAH*
    Blog | Youtube | Facebook

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião!

Obrigada! ♥